sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Abandonando o Windows por opção..

Por muito tempo fui usuário de Windows por conta da facilidade de uso do mesmo; é muito fácil encontrar algum usuário de Windows em tudo quanto é lugar para poder tirar dúvidas e/ou compartilhar conhecimento...
Na escola, faculdade, trabalho, em todo lugar por muito tempo utilizei este sistema operacional... Até que algumas coisas começaram a me incomodar como a necessidade de atualização de hardware quase que anual para poder utilizar versões mais recentes e os jogos que pediam cada vez mais atualizações. O preço de versões novas chegam a ser muitas vezes inviáveis para um usuário doméstico.
Inicialmente optei por trocar os jogos de computador por um vídeo-game e com isso economizar com os constantes upgrades em minha máquina..
Depois comecei a perceber que não utilizava todos os recursos do sistema operacional e por não curtir produtos piratas por conta da fragilidade à ataques e vírus (por serem modificados por programadores de confiabilidade no mínimo duvidosa), comecei a pesquisar mais sobre o mundo Linux.
Afinal, pagar o que se pede para utilizar o sistema operacional apenas para utilizar um browser, word, powerpoint, excel, um visualizador de imagens, um tocador de mídias e gravar discos... para mim estava se tornando no mínimo inviável..
Comecei a pesquisar e muita gente (Linux Users) recomendavam o Ubuntu por ter uma interface amigável e de fácil utilização e foi por ele que comecei..
Peguei um note velho que estava encostado pois demorava muito tempo para carregar o WindowsXP que veio nele de fábrica, mas que com os constantes service packs o tornaram uma carroça e eu já tinha desistido de usar e então, resolvi instalar o Ubuntu para começar a brincar e ver se ele conseguia superar minhas expectativas...
Logo de cara o sistema levou 1/4 do tempo para instalar do que o windows leva e ainda reconheceu quase todo o hardware (só faltou a placa wireless) e logo na primeira vez que conectei ele na internet por cabo, liguei as atualizações e lá estava o sistema instalando minha wireless sem eu ter que ficar me matando procurando drivers pela internet... Realmente a distribuição da Ubuntu é a que mais recomendo para usuários que estão querendo começar a utilizar este sistema operacional.
Lá estava eu, com meu computador "ressuscitado" e comecei a fuçar... Todas as ferramentas que eu utilizava no Windows estavam lá, muito semelhantes, tinham todas as funções que eu costumava utilizar com a diferença apenas que tinham outro nome =)
Aos poucos fui me acostumando, lendo e aprendendo e aquele sentimento de estar adicionando novas coisas à minha cachola voltou e isso é muito satisfatório..
Hoje comecei a utilizar o Debian puro e estou encontrando algumas dificuldades mas estou pesquisando e logo montarei um post de como instalar o Debian e as soluções para as dificuldades que encontrei além das instalações mais comuns e úteis no meu ponto de vista.

Abaixo, os links para o site do Ubuntu e para o do Debian caso queiram dar uma conferida...
UBUNTU: http://www.ubuntu-br.org/
DEBIAN: http://www.debian.org/

Um grande abraço e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário